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9 passos para melhorar a autoestima

Marigold

1.

Perceber quando está tendo um diálogo negativo consigo mesmo(a).

2.

Silenciar a voz negativa sobre si. Substituí-la por pensamentos mais equilibrados e realistas
(ver tabela abaixo* para alguns exemplos).

3.

Ser mais positivo a respeito de si. Falar consigo como um amigo ao invés de como um inimigo.

4.

Evitar ficar perto de pessoas que o colocam para baixo. Procurar companhias positivas e agradáveis.

5.

Fazer uma lista dos seus atributos positivos, das suas conquistas, dos elogios que recebeu, dos bons pensamentos que tem sobre si mesmo. Olhar essa lista diariamente. Atualizar ela sempre que lembrar de algo positivo a respeito de si.

6.

Aceitar e perdoar as próprias imperfeições. Todos erramos, mas o fato de errarmos não nos impede de aprender e melhorar na próxima tentativa. A vida continua a nos dar oportunidades de melhorar!

7.

Participar de trabalhos de caridade em alguma causa que toque você. Você ajuda alguém que precisa e por sua vez experimenta a sensação de gratificação por ser útil. Todos ganham!

8.

Cuidar da saúde física, com bons hábitos de exercício, repouso, alimentação e apresentação pessoal.

9.

Incluir na sua vida hobbies que lhe façam bem física e mentalmente, que despertem prazer e paz, e que se encaixem com seu temperamento pessoal (ex: artesanato, pintura, música, leitura, sair com bons amigos, frequentar grupo com ideias afins e interesses comuns).

——

*Autoestima: padrões de pensamento

Baixa autoestima:
Pensamentos negativos sobre si
Autoestima saudável:
Pensamentos positivos e justos sobre si
   “Não sou capaz”    “Sei fazer algumas coisas bem”
   “Não posso ser feliz”    “Tenho o direito de ser feliz”
   “Mereço meu sofrimento”    “Mereço ser feliz”
   “Não me encaixo no padrão desejável”    “Eu me permito me guiar pela minha verdade, e não pelos valores dos outros”
   “Nada do que faço dá certo”    “Já superei alguns desafios e tive sucesso em algumas situações”
   “Tudo é difícil para mim”    “A vida me apresentou certos desafios. Sou capaz de aprender com eles, usá-los para amadurecer e fazer algo positivo”
   “Não sou bonito(a)”    “Quando estou bem comigo, minha beleza resplandece”
   “Os outros pensam mal de mim”    “Eu sou a pessoa mais capaz de fazer uma avaliação justa de mim. Só eu sei o que é estar na minha pele”